Maria Teixeira e Vasco Coelho na Final do Mundial Sub-19



Terminou hoje a participação da Selecção Nacional Sub-19 que se deslocou a Praga para disputar o Campeonato do Mundo, no formato do tetratlo moderno (esgrima, natação e laser run). Maria Miguéis Teixeira e Vasco Coelho foram os únicos pentatletas nacionais a lograr a qualificação para a final, onde apenas entraram os 36 melhores das meias-finais, terminando em 31º e 36º lugar respectivamente.

A restante participação lusa ficou a cargo de Hugo Morais (62º lugar), João Valido (66º lugar) e Margarida Cardoso (68º lugar), numa prova disputada por 96 atletas masculinos e 86 femininos, num total de cerca de 30 países de todo o mundo. As meias-finais de uma forma geral apuravam directamente os 10 primeiros atletas para a final, sendo os restantes 6 lugares atribuídos às seis melhores pontuações absolutas.

No sector feminino Maria Miguéis Teixeira colocou no terreno toda a sua experiência e com prestações consistentes em todas as disciplinas conquistou o acesso à final chegando em 5º lugar na sua série. Por sua vez Margarida Cardoso, estreante em Mundiais da modalidade, sobressaiu a sua ainda curta experiência internacional na esgrima, disciplina que a fez ficar muito distante de qualquer hipótese de qualificação, ao terminar na 21ª posição.

No sector masculino Vasco Coelho foi o atleta mais regular, valendo uma esgrima de muito bom nível para carimbar a passagem à final, concluindo no 13º lugar mas valendo-lhe a quarta melhor pontuação na repescagem. Ao invés João Valido e Hugo Morais estiveram abaixo do normal no Laser Run e na Esgrima respectivamente, arredando-os de qualquer hipótese de luta pela entrada na final, terminando ambos na 21ª posição.

Na competição masculina o novo campeão do mundo é o coreano Woocheol Kim com 1187 pontos de pentatlo, com a segunda posição a ficar para o egípcio Ahmed Elgendy a 19 segundos com 1168 pontos e em terceiro o ucraniano Oleksadr Shelest a 25 segundos com 1162 pontos no total. No sector feminino a vitória ficou nas mãos da russa Adelina Ibatullina, que averbou 1059 pontos, 8 segundos à frente da italiana Elena Micheli com 1051 e da egípcia Haydy Morsy com 1031 pontos de pentatlo.

Resultados online: http://www.uipmworld.org/ev…/uipm-u19-ya-world-championships

A federação endereça os parabéns ao Vasco Coelho e a Maria Miguéis Teixeira pela qualificação para as finais, primeiro objetivo, pelo resultado, pelo esforço e empenho, assim como a toda a equipa nacional que esteve presente em Praga, dignificando sempre em competição as cores nacionais e mostrando que o pentatlo moderno está vivo em Portugal e a crescer na competitividade. Juntos serão sempre mais fortes. Parabéns!