Estafeta Mista nacional em 10º no Europeu Sub-19



Ao quinto dia de provas em Caldas da Rainha foi a vez de dar espaço às estafetas, neste caso a estafeta mista, que juntou 1 atleta masculino e 1 feminino de cada país, com Margarida Cardoso (AONDA Azeitão) e Gonçalo Fabião (ADBA Leiria) a formarem a dupla nacional, num total de 11 equipas de países diferentes. O dia não começou de feição na prova de esgrima, com a dupla a não conseguir ir além das 9 Vitórias na pista e por conseguinte a cair na tabela geral. Na esgrima da estafeta o elemento masculino e feminino apenas defronta o adversário do mesmo género, não havendo mistura de géneros. A natação trouxe alguma recuperação com Margarida Cardoso e Gonçalo Fabião a registarem um tempo de 2:01,03 na estafeta de 2x100 metros, subindo ligeiramente na classificação.

No Laser Run acabou por confirmar-se o 10º lugar final na prova, com a equipa a registar 12:07,71 na estafeta de 2x(2x800) metros com as correspondentes séries de tiro laser pelo meio.

Margarida Cardoso/Gonçalo Fabião (10º lugar final - 1036 pontos)
- Esgrima: 9 Vitórias / 31 Derrotas (155 pontos);
- Natação: 2:01,03 (308 pontos);
- Laser Run: 12:07,71 (573 pontos);

A equipa italiana (Giorgio Malan/Elena Micheli) sagrou-se campeã da Europa com um total de 1178 pontos, seguida da formação russa (Pavel Babanin/Tatiana Fomina) com 1167 pontos e da dupla húngara (Gergo Salga/Anna Turbucz) com 1158 pontos de pentatlo.

No cômputo geral as estafetas acabam por ser um complemento à competição individual, a mais importante, acrescentando diversidade, competitividade e emoção ao evento, mas não deixando de ser um título apetecível por todas as nações em prova. À equipa nacional que disputou hoje a competição a FPPM endereça os parabéns pela prestação e empenho, sobretudo pelo desportivismo durante a competição. Amanhã será o último dia de provas, com a realização da estafeta masculina (Vasco Coelho/Hugo Morais) e feminina (Ana Marreiros/Juliana Guerreiro) em simultâneo. Boa sorte a ambas !!