Estafeta Masc. em 7º e Fem. em 10º no Europeu Sub-19



Caiu o pano ontem no último dia de competição do Campeonato da Europa Sub-19, que se disputou em Caldas da Rainha de 29 de Agosto a 3 de Setembro, dedicado às estafetas masculinas e femininas.

Portugal viu-se representado nos masculinos por Vasco Coelho (AONDA Azeitão) e Hugo Morais (ECCPM Caldas da Rainha), tendo a dupla nacional atingido o 7º lugar final. Nos femininos Juliana Guerreiro (PCC Covilhã) e Ana Marreiros (ADBA Leiria) formaram a dupla nacional, classificando-se em 10º lugar final.

Vasco Coelho/Hugo Morais (7º lugar - 1141 pontos)
- Esgrima: 14 Vitórias / 22 Derrotas (184 pontos);
- Natação: 1:57,34 (316 pontos);
- Laser Run: 10:59,33 (641 pontos);

Juliana Guerreiro/Ana Marreiros (10º lugar - 896 pontos)
- Esgrima: 8 Vitórias / 28 Derrotas (148 pontos);
- Natação: 2:20,78 (269 pontos);
- Laser Run: 13:41,54 (479 pontos);

As estafetas disputam sempre pela metade as distâncias da Natação (2x100 metros livres) e do Laser Run (2x[2x800 metros]), sendo na esgrima a soma das vitórias/derrotas que cada atleta atinge.

No sector masculino a dupla húngara (Barbabas Burcsik/ Balázs Szép) com 1235 pontos de pentatlo levaram a melhor sobre o conjunto francês (Jean Baptiste Mourcia/Xavier Dufour) com 1214 pontos e o par bielorrusso (Mikita Ivarouski/Alexei Khurs) com 1204 pontos. No sector feminino destaque para a vitória da dupla húngara (Michelle Gulyas/Luca Barta) com 1142 pontos, seguidas da equipa francesa (Axelle Gros/Emma Riff) com 1140 pontos e do par italiano (Alice Rinaudo/Beatrice Mercuri) com 1085 pontos.

No cômputo geral as estafetas masculinas/femininas acabam por ser, à semelhança das mistas, um complemento à competição individual, a mais importante, acrescentando diversidade, competitividade e emoção ao evento, mas não deixando de serem títulos apetecíveis. Às equipas nacionais que disputaram hoje a competição a FPPM endereça os parabéns pela prestação e empenho, empregue sempre durante a competição.

Todos os resultados, do primeiro ao último dia, poderão ser encontrados no site da UIPM em http://www.uipmworld.org/event/european-championships-u19-ya

Em jeito de conclusão este foi mais um grande evento em solo nacional com evidente sucesso organizativo (e também desportivo, com alguns excelentes resultados dos pentatletas nacionais) em toda a linha, como aliás vendo sendo habitual na última década sempre que à FPPM é dada a oportunidade de organizar grandes eventos internacionais. Todo este sucesso não seria possível sem a ajuda e apoio por parte de:

- todos os directores de prova e director de competição;
- todos os Juízes/Árbitros na Esgrima, Natação e Laser Run;
- toda a equipa de resultados;
- todos os voluntários (alguns do clube local ECCPM) que não só estiveram presentes durante a prova, mas também aqueles que estiveram nos transferes desde o aeroporto à chegada e à partida;
- toda a equipa de montagens que ergueu a esgrima e o laser run;
- todos os atletas e delegações estrangeiras (e também a equipa nacional!);
- Câmara Municipal de Caldas da Rainha pelo apoio logístico e parceria;
- Instituto Português Desporto e Juventude pelo apoio institucional;

Um obrigado muito especial a todos, sem excepção!!